• Francine Canto

Games da escola: Xmile!

Entre as melhores opções de jogos educativos para os primeiros anos do Ensino Fundamental, estão os jogos da série “O Mistério dos Sonhos” da empresa catarinense Xmile Learning.







Foram projetados, sob a orientação pedagógica da pós-doutora em arte-educação Maria Isabel Leite, para serem utilizados complementarmente às atividades escolares, de forma a consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.


Assista ao vídeo a seguir para saber mais.


Vamos a seguir elencar os elementos que acreditamos que fazem destes jogos uma boa alternativa a ser utilizada no ambiente escolar.


Conteúdo de acordo com as Diretrizes do MEC

O conteúdo didático dos jogos da série foi baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo MEC para as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza.


Ambiente lúdico de acordo com o universo infantil

O jogo está dividido em quatro “universos”, que se passam em quatro sonhos, cujos portais ficam no cenário do quarto da criança.

O aluno aprende brincando

Os jogos foram projetados para proporcionarem uma experiência de jogo divertida, estimulante e eficaz.


Interdisciplinaridade e uso de narrativas

Os desafios são integrados interdisciplinarmente e diluídos no contexto de histórias. O conteúdo é sempre costurado por um personagem que atua como mediador, o Mestre dos Sonhos. Este personagem orienta a criança e dá sugestões de percurso. Assim, por meio da contextualização e significação do conteúdo didático, fomenta-se a produção e a apropriação significativa do conhecimento.


Fontes em caixa-alta e narração em áudio

A fala do mestre dos sonhos, além de aparecer em textos em caixa-alta, também é narrada em áudio, de forma a permitir que crianças não alfabetizadas possam seguir a história e resolver os desafios.


Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais

As histórias propõem a resolução de problemas multidisciplinares com o apoio de personagens que celebram a diversidade do mundo, fomentando habilidade fundamentais na sociedade contemporânea como o afeto, colaboração, a colaboração, a análise crítica e a criatividade.


Pode ser jogado de forma colaborativa

Outro diferencial desta série jogos é a possibilidade de 2 a 3 alunos jogarem na modalidade multiplayer, de forma colaborativa, o que vai ao encontro do desenvolvimento das competências para o século 21.


É acessível por ser multiplataforma

Disponíveis para serem jogados nas versões iOS, Android, Web e desktop para Windows e Linux Educacional.


Oferece múltiplas possibilidades de uso

Os jogos podem ser jogados como atividades de sala de aula, em laboratórios de informática, ou podem ser utilizados como tarefa de casa, sendo acessados pelos alunos em suas próprias casas.


O trabalho do professor é facilitado pela tecnologia

É oferecida também uma plataforma de dados para uso dos educadores, chamada XMS. A cada desafio que a criança participa, informações sobre seu desempenho são registradas e armazenadas pelo XMS. Assim, por meio de um sistema de desempenho simbolizado por cores, o professor pode acompanhar o desenvolvimento das crianças e maximizar seus aprendizados.


Há um livro de apoio ao professor

Além disso, também há um livro de apoio ao professor que traz informações complementares, como, por exemplo, a sugestão de atividades que prescindem do uso de tecnologia.


CONCLUSÃO

Não temos dúvidas de que os jogos digitais são mídias que precisam ser exploradas dentro do universo escolar e por todos os aspectos apresentados pela série “O Mistérios dos Sonhos”, acreditamos que esta seja uma boa referência em relação ao uso de jogos digitais nos primeiros anos do Ensino Fundamental.


Saiba mais em: www.xmile.com.br

0 visualização