• Francine Canto

Leela – O game de Deepak Chopra para o desenvolvimento da cosciência

Atualizado: 10 de Nov de 2019

Leela é uma palavra em sânscrito que significa jogo, lazer ou atividade recreativa. E este é o nome do game criado pelo renomado “poeta-profeta da medicina alternativa” Deepak Chopra para espalhar seus ensinamento por meio de uma incrível jornada, que combina técnicas e ensinamentos ancestrais com a potencialidade dos videogames contemporâneos.


Em uma entrevista para a Forbes [1] Chopra afirma:

“Eu tenho observado toda a cultura dos videogames por um tempo, e um dia, de repente, ocorreu-me que este é o veículo perfeito para expressar o que eu venho dizendo em meus 64 livros, e que nós podemos tornar isso divertido, sem deixar as pessoas todas embrulhadas na compreensão intelectual da consciência…”

 Não existem os conceitos de ganhar ou perder em Leela, o objetivo do jogo é ser uma ferramenta para aqueles que desejam cultivar uma vida mais harmoniosa, equilibrada e saudável. [2]


O game foi construido baseado no conceito dos sete chakras, que são centros de energia dentro de cada ser humano.

De acordo com Matthew Teague Miller [3]:

Há sete estágios em Leela, cada um focando um chakra diferente. Cada estágio tem vários mini-games, nos quais você joga  movendo seu corpo de maneiras específicas para ajudar a desbloquear o chakra (e passar de nível). Por exemplo, na primeira etapa, buscamos desbloquear o nosso chakra raiz, conhecida como muladhara. Para fazer isso, temos de ajudar a equilibrar um planeta na tela, entre a lua e o sol, movendo suavemente nossos quadris a partir da esquerda para a direita. A mecânica é muito simples, mas mesmo um ligeiro movimento dos quadris cria uma tremenda mudança no planeta com o qual você está interagindo na tela. […]

Cada fase tem um tutorial interativo, e uma vez que você completar o tutorial para um chakra, você pode começar a trabalhar no palco do jogo. Não há necessidade de seguir a ordem dos chakras, de baixo para cima ou de cima para baixo. Se, por exemplo, você quiser ir direto para o chakra do coração, basta apenas completar o tutorial para esse chakra e começar a trabalhar.

Para cada chakra há um estilo de jogo diferente, com os seus próprios desafios, os quais ficam progressivamente mais complexos de mini-game para mini-game.

Há também meditações e exercícios de respiração guiados pela própria voz do Deepak Chopra e, além disso, cada pessoa que experimenta Leela também terá a oportunidade de criar uma “mandala” personalizada que reflita sua beleza, natureza, sentidos e imaginação.

A versão para Kinect promete até mesmo medir a respiração dos jogadores e mostrar aos usuários a maneira correta de respirar durante a meditação.

Ok, e agora quem vai me dar um Wii de presente para eu poder experimentar o jogo?

Referências: [1] http://www.forbes.com [2] http://www.thq.com [3] http://www.lexiyoga.com

#desenvolvimentodaconsciência #equilíbrio #corpomenteespírito #deepakchopra #culturadepaz #holístico #saúde

0 visualização