Buscar
  • Francine Canto

O PT e o Lula quebraram o Brasil? Não, isso é fake news!

Ao sair pelas ruas e conversar com as pessoas, muitas delas me falam que o Lula é ladrão, que o PT quebrou o Brasil. Será que isso é mesmo verdade?




Hoje eu quero mostrar para vocês que durante os anos em que o Lula esteve a cargo do comando do nosso país, as coisas, na verdade, melhoraram e muito.


PORQUE APOIAR A ELEIÇÃO DO LULA É O MELHOR PARA TODOS NÓS

  • No governo do PT, vimos os maiores avanços nas políticas sociais e de inclusão desde o período da redemocratização. Nesse período, com o bolsa-família, por exemplo, vimos o Brasil sair do mapa da fome e a mobilização de 36 milhões de pessoas para fora da linha de pobreza.

  • O povo brasileiro viu, em um período de 13 anos, um aumento de mais de três vezes do salário mínimo e um aumento real de 70% do poder de compra. Isso representou comida na mesa, qualidade de vida e possibilidade de mobilidade social para

  • Na educação, o governo PT inaugurou 18 Universidades e 360 Institutos Federais, e com a política de cotas, ajudou a diminuir o abismo entre quem tem acesso ao ensino superior de qualidade e quem não tinha até então. O financiamento da educação triplicou com políticas como o Prouni.

  • Na Cultura também tivemos grandes avanços. Com Gilberto Gil como ministro, Pontos de Cultura foram espalhados por todo o território nacional levando desenvolvimento para todo o Brasil. Nessa época a gente tinha orgulho de ser Brasileiro.

  • Além disso, o Brasil assumiu, com responsabilidade, seu papel como um país comprometido com a preservação e recuperação do meio ambiente. O desmatamento foi reduzido a 22%, e somente nos dois mandatos do governo Lula foram inauguradas 77 novas Unidades de Conservação em todo o Brasil.

  • Com tudo isso, o Brasil se tornou uma potência mundial na política e também na economia, chegando a se tornar a sexta economia mundial, passando países como a Inglaterra e chegando perto da França. Nunca fomos tão bem recebidos mundo afora, e o Brasil ganhou diversos prêmios da ONU e outras entidades internacionais neste período. Mesmo durante um dos períodos mais instáveis da economia mundial, o Brasil cresceu, gerando empregos, criou o Simples e o MEI e diminuiu o desemprego a 4,8% em 2014, a menor taxa histórica desde a fundação da República.

  • Neste período também vimos surgir a Lei de Transparência Orçamentária. No portal da transparência, era possível acompanhar todos os gastos do governo em cada área, mostrando que quem faz não tem que esconder.

  • O governo PT também fortaleceu os diversos mecanismos de combate à corrupção, sem aparelhar instituições como a Polícia Federal e a Procuradoria Geral, sem colocar 100 de sigilo sobre tudo.


Referências:


https://institutolula.org/combate-a-pobreza-uma-comparacao

https://audtecgestao.com.br/capa.asp?infoid=1336

https://valor.globo.com/brasil/coluna/poder-de-compra-das-familias-recua-quase-10-em-dois-anos.ghtml

https://pt.org.br/confira-as-universidades-e-institutos-federais-criados-pelo-pt/

https://ptnosenado.org.br/orcamento-da-educacao-triplica-em-uma-decada/

https://www.ecodebate.com.br/2020/06/10/pesquisadores-alertam-para-explosao-de-desmatamento-em-2020/

https://infograficos.oglobo.globo.com/politica/criacao-de-novas-unidades-de-conservacao-federais-por-mandato-presidencial-1995-a-2014.html

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/12/111226_grabretanhabrasil_ss

https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2015/01/desemprego-medido-pelo-ibge-fecha-2014-com-menor-taxa-da-serie-2740/


5 visualizações0 comentário