Buscar
  • Francine Canto

Qual videogame comprar para as crianças?


Acho difícil alguém acreditar que um jogo de tiro em primeira pessoa seja apropriado para crianças pequenas. E acredito também que é por isso que muitos pais têm horror a videogames. Afinal, como comprar um console e evitar que as crianças acessem jogos que incitam a violência?

Vou dar algumas dicas.

Atualmente o mercado de consoles está concentrado nas “mãos” de três grandes empresas:

  1. Microsoft: fabricante do XBOX One / 360 (Kinect)

  2. Sony: fabricante do Playstation (PS) / PS Vita

  3. Nintendo:  fabricante do Wii / Wii U / 3DS

Ok, e como saber em qual dessas três marcas investir?

Eu tinha dúvidas, até começar a procurar quais os jogos educativos disponíveis para cada console.

Vou compartilhar com vocês alguns prints que fiz algum tempo atrás das lojas virtuais das três empresas, para vocês verem  por si mesmos.


sony-playstation

xbox-one-games-store-01

nintendo-games

Então, qual das três imagem tem mais “cara de criança”? Caso, você ainda esteja na dúvida, sugiro que você entre em cada uma das três lojas e faça uma busca por “jogos educativos”, ou apenas por “infantil”. Acredito que depois disso, a chance de você escolher comprar um videogame da Nintendo para suas crianças será maior.

Mas é importante que fique claro que não significa que todos os jogos da Nintendo sejam “infantis e educativos”, da mesma forma que também é preciso considerar que há bons jogos infantis e educativos para XBOX e Playstation.

Entretanto, eu, na real, fiquei “de cara” quando fiz estas pesquisas e me deparei com a quantidade enlouquecedora de jogos violentos para XBOX e Playstation, em detrimento de jogos que tragam alguma mensagem positiva.

Contudo, além dessas “grandes” empresas, existem outras, e tem uma que eu gostaria que mais pessoas conhecessem: a LeapFrog, que é uma empresa norte-americana especializada em videogames educativos para crianças.


leap_frog-01

Os jogos da LeapFrog são projetados para rodarem em dispositivos de bom custo/benefício, como o LeapPad3 (um tablet desenhado para ser usado por crianças) e o LeapTV (um console de videogame conectado à TV que usa controle de movimento). No site da empresa você encontrará ótimas opções de jogos, classificados por faixa etária e por tipo de habilidades que desenvolvem.

Entretanto, talvez você fique frustrado ao perceber que não há títulos em português e não conseguimos encontrar os produtos dessa empresa nas lojas tradicionais brasileiras. Mas quem sabe isso não muda se nós formos atrás, não é mesmo?

Para terminar, deixo aqui o link da página de um jogo que, do meu ponto de vista, atinge o auge do que é um bom videogame para crianças pequenas: http://www.leapfrog.com/en-oe/app-center/p/leaptv-dance-and-learn-educational-active-video-game/_/A-prod39152


leap_frog-02

PS: É importante destacar também que qualquer um que hoje tenha um computador ou um smartphone, possui “um mundo de jogos” à sua disposição. Na sequência vou colocar mais dicas para quem pretende saber usar melhor todos esses meios.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você já conhece o canal 365 Indies no Youtube? Os vídeos trazem um ótimo panorama da cena indie, com ótimos gameplays narrados pelo brasileiro Kiliano Lopes. Veja a seguir a narração do editor do can